Tratamento da Obesidade com Dr. Thiago Becker

O que é obesidade?

A obesidade é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, podendo levar a complicações de saúde graves. É determinada pelo índice de massa corporal (IMC) e pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

Sintomas da Obesidade:

Aumento de peso:

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, levando a um aumento significativo no peso corporal.

Dificuldade em realizar atividades físicas:

Pessoas com obesidade podem encontrar dificuldades em realizar atividades físicas devido ao excesso de peso, falta de resistência e problemas nas articulações.

Fadiga:

A obesidade pode causar fadiga constante devido ao esforço adicional que o corpo faz para realizar atividades cotidianas.

Falta de ar:

O excesso de peso pode sobrecarregar o sistema respiratório, levando a dificuldades respiratórias e falta de ar, especialmente durante atividades físicas.

Dores nas articulações:

O peso adicional exercido sobre as articulações pode resultar em dores crônicas nas articulações, especialmente nos joelhos, quadris e costas.

Problemas de saúde:

A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas, apneia do sono, colesterol elevado e problemas gastrointestinais.

IMC elevado:

A cirurgia bariátrica é frequentemente recomendada para pacientes com um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, ou um IMC entre 35 e 39,9 em combinação com condições médicas relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial ou apneia do sono.

Fracasso de outros métodos de tratamento:

Pacientes que não conseguiram alcançar perda de peso significativa com métodos não cirúrgicos, como dieta, exercício e medicação, podem ser candidatos à cirurgia bariátrica.

Presença de condições de saúde graves relacionadas à obesidade:

A cirurgia bariátrica pode ser recomendada para pacientes com obesidade grave que sofrem de condições médicas graves, como diabetes tipo 2 descontrolado, hipertensão arterial, doença cardíaca ou apneia do sono, que podem melhorar significativamente com a perda de peso.